O Governo dos Açores pretende apoiar a economia e a manutenção do emprego na Região. A partir de segunda feira, 30 de março, estão abertas as candidaturas aos apoios criados.
De forma a que as empresas possam garantir a liquidez para o pagamento dos vencimentos dos seus trabalhadores, o Governo dos Açores já operacionalizou a medida de apoio urgente à tesouraria das empresas para pagamentos de salários dos setores de atividade económica que tiveram de suspender ou reduzir as suas atividades durante o mês de março. Será disponibilizado um apoio financeiro, sob a forma de adiantamento reembolsável, às empresas dos setores de atividade que tiveram essa redução no mês de março, no montante correspondente a 90% do salário mínimo, por cada trabalhador, para assegurar o pagamento dos seus vencimentos. Este apoio será transformado em não reembolsável, sob a forma de subsídio a fundo perdido, caso as empresas mantenham o seu nível de emprego até ao final do ano.
Esta medida destina-se aos setores de atividade que já registam suspensão ou redução substancial da sua atividade, nomeadamente o comércio, com excepção do comércio alimentar, os setores do turismo, as atividades complementares do turismo, a hotelaria e restauração.
Fonte/ GaCS