Covid-19: Apoio à população idosa

Publicado por: VITEC2
2020/03/27 13:44:39
Visualizações: 1,116
foto/ GaCS
foto/ GaCS

O Governo dos Açores vai continuar atento às necessidades das pessoas idosas durante esta fase de estado de emergência que vive o país devido à Covid-19.

 

Será reforçado “o contato telefónico iniciado na passada semana pelos serviços de Segurança Social com as pessoas com mais de 65 anos, mantendo um canal de contacto para a sinalização de necessidades presentes e futuras”, adiantou a Secretária Regional da Solidariedade Social.

 

Dessas necessidades, destacam-se a identificação se a pessoa tem apoio familiar, identificar as necessidades de bens de primeira necessidade e assegurar o encaminhamento adequado para os recursos comunitários disponíveis e sensibilizar para a opção de recebimento de pensões por transferência bancária, de forma a evitar a concentração destas pessoas nos espaços dos CTT, alertando sempre para a permanência no domicílio.

 

“Do balanço que fazemos dos inúmeros contactos já efetuados, na generalidade das situações as pessoas idosas encontram-se acompanhadas ou têm suporte familiar que satisfaz as suas necessidades, sendo que, das 16.375 pessoas já contactadas, apenas 26 solicitaram apoio”, frisou.

 

Andreia Cardoso anunciou a criação de uma bolsa de trabalhadores disponíveis, constituída a partir de recursos humanos de respostas sociais suspensas, tendo por objetivo apoiar as respostas de acolhimento residencial e de apoio domiciliário de idosos para manterem um nível de atividade regular e seguro, em reforço dos respetivos planos de contingência.

 

Fonte/ GaCS

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:
Powered by WebTV Solutions