Proteção Civil elabora cartaz com recomendações e cuidados a ter ao fazer queimas de sobrantes vegetais | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Prevenir os incêndios também depende de si! é o nome do cartaz que a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a...

proteção, civil, incêndio, governo, açores

Proteção Civil elabora cartaz com recomendações e cuidados a ter ao fazer queimas de sobrantes vegetais

Publicado por: VITEC2
2021/08/04 13:00:15
Fonte/ GaCS
Fonte/ GaCS

"Prevenir os incêndios também depende de si!" é o nome do cartaz que a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), apresentou com informações e recomendações ao realizar queimas de sobrantes vegetais.

O cartaz informa que nos Açores é permitida a realização desta atividade numa dimensão reduzida, para queimar sobrantes vegetais provenientes de podas de árvores, limpeza de pomares, quintais e jardins. No entanto, a atividade só é autorizada caso sejam tomadas as precauções necessárias contra a propagação do fogo e não haja risco de incêndio nem danos em culturas ou bens de outrem. Além disso, é obrigatório por lei comunicar a atividade, sendo que o responsável deve deslocar-se aos bombeiros da sua localidade, com uma antecedência mínima de 48 horas, para informar e preencher um impresso no local.

Ainda é possível ler no cartaz, para além destas informações, alguns cuidados a ter na realização de uma queima, tais como: verificar se há meios de primeira intervenção (água, pás e enxadas) no local para apagar o fogo em caso de emergência; optar por dias nublados e com pouco vento; realizar a queima acompanhado; e levar um telemóvel para o caso de alguma emergência ou de incêndio, ligando para o 112. 

O cartaz será partilhado nas plataformas digitais do SRPCBA, e distribuído aos Corpos de Bombeiros, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, também através da via digital. 


Fonte/ GaCS

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions