A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo avançou com a segunda intervenção na zona costeira entre o Biscoitinho e o Terreiro, na freguesia de São Mateus da Calheta. A ação da Câmara Municipal levou a um desentendimento com a Associação de Surf da Ilha Terceira.
A Associação de Surf demonstrou logo o seu desagrado com a intervenção da autarquia, e afirma que as obras que estão a ocorrer na freguesia da cidade de Angra vão piorar a qualidade da prática de surf naquela zona, ou mesmo extinguir a onda de São Mateus, uma das duas ondas da costa Sul da Ilha.
Por outro lado, José Gaspar, Vice-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, declara que não haverá qualquer alteração na onda de São Mateus. Justifica ainda que esta é uma obra que já devia ter sido concluída desde a primeira intervenção, dado que é uma zona histórica de ciclones e tempestades que podem provocar estragos. O governante diz que objetivo da intervenção é proteger a orla costeira e as pessoas e bens que residem juntos da mesma, não alterando a prática desportiva.
Os representantes da modalidade de surf afirmam ter apresentado outras soluções, num plano de colaboração com a autarquia, de modo que ambos saíssem favorecidos. Contundo, com o avançar das obras julgam que agora não há muito a fazer.
Comentários