Cooperação interinsular com São Tomé e Príncipe reforçada | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, tem vindo a promover um conjunto de ações de cooperação externa, principalmente com os arquipélagos de língua portugu...

açores, são, tomé, e, príncipe, cooperação

Cooperação interinsular com São Tomé e Príncipe reforçada

Publicado por: VITEC2
2021/08/23 14:00:55
Fonte/GaCS
Fonte/GaCS

O Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, tem vindo a promover um conjunto de ações de cooperação externa, principalmente com os arquipélagos de língua portuguesa, dando destaque à ligação a sul com os arquipélagos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 

 

“A Região tem um relacionamento privilegiado na cooperação com as demais RUP, com as instituições europeias e com os organismos de cooperação inter-regional da Europa, como também a tem com os EUA e com o Canadá, dada a nossa relação com as comunidades açorianas ali radicadas”, afirma o governante.

 

“Queremos investir na cooperação interinsular com a Madeira e as Canárias, mas também com os arquipélagos de língua portuguesa a sul, nomeadamente Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”, explica Pedro Faria e Castro, que declara que a centralidade do nosso arquipélago como a “maior vantagem para potenciar novos acordos de cooperação externa”. 

 

Desta forma, Carlos Amaral, Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, enquanto representante do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, reuniu-se em Lisboa com o Embaixador em Portugal de São Tomé e Príncipe e com o Coordenador Nacional do GAON-FED do Governo daquele país.

 

“Na reunião com a embaixada, foi possível consensualizar uma estratégia visando uma cada vez maior cooperação dos Açores com São Tomé e Príncipe, começando pelo aproveitamento das oportunidades disponibilizadas para o efeito pela UE, em concreto no quadro das RUP, e no estreitamento das relações interinsulares arquipelágicas”, afirma o Diretor Regional.

 

Fonte/GaCS

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions