Empresários confirmam escassez de mão-de-obra qualificada e pretendem contratar no exterior | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) realizou um inquérito, entre os dias 13 e 20 de agosto, sobre a mão-de-obra e os empresários das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa confirmam que existe ...

governo, trabalho, açores, comércio

Empresários confirmam escassez de mão-de-obra qualificada e pretendem contratar no exterior

Publicado por: VITEC2
2021/08/26 11:23:00
Fonte/CCAH
Fonte/CCAH

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) realizou um inquérito, entre os dias 13 e 20 de agosto, sobre a mão-de-obra e os empresários das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa confirmam que existe dificuldade em contratar vagas urgentes, abrindo a possibilidade de empregar funcionários externos à Região. 

 

Os resultados do inquérito apontam que 81% das empresas que participaram querem contratar pessoal qualificado. Empregados de mesa/bar, técnicos de construção civil, engenheiros, comerciais ou mecânicos, são algumas das três dezenas de funções com carência de pessoal. Quase um terço dos empresários afirmam que não existem candidatos qualificados, ou com experiência, e que também não existe grande interesse manifestado pelos candidatos em relação às funções exigidas. 

 

Desta forma, os empresários dizem que é pouco exequível a contratação local, sendo que praticamente 70% pretende contratar fora da Região. Contudo, a CCAH está em contacto com empresas de recrutamento de pessoal, para se estabelecerem parcerias que permitam a contratação de mão-de-obra qualificada. 

 

O inquérito conseguiu 37 respostas, o que equivale a 44 estabelcimentos das ilhas acima mencionadas. 46% dos estabelecimentos são da área do comércio, 18% da restauração, 13% da hotelaria e outros 13% da indústria. 

 

Fonte/CCAH

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions