“Açores Bio 21 – 1º Fórum da Agropecuária Biológica” regressa para valorizar o setor agropecuário biológico Açoriano

Publicado por: VITEC2
2021/08/30 13:53:15
Visualizações: 778
Fonte/GaCS
Fonte/GaCS

O evento "Açores Bio 21 – 1º Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores" volta no próximo mês de setembro, desta vez às Ilhas  de Santa Maria, Flores e Corvo, informa a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

 

"O programa pretende difundir os valores do equilíbrio, do bem-estar, da saúde, do autoabastecimento alimentar e do regresso à terra, com respeito por todas as gerações passadas, presentes e futuras", diz António Ventura, Secretário Regional com a tutela da Agricultura. Para o governante, este evento é importante dado que promove uma “discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas, juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados”.

 

Desta forma, António Ventura afirma que pretende-se criar uma "rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação, assim como divulgar a investigação e fomentar a inovação, quer na agricultura biológica, quer na transformação e valorização dos respetivos produtos". Além disso, o governante diz que tenciona "sensibilizar, informar, formar e capacitar para o modo de produção biológico", mas também "apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores", através do Fórum. 

 

Serão realizadas várias atividades durante o mês nas diversas ilhas, com o objetivo de  incentivar a "autonomia alimentar dos Açores, a economia circular, a bioeconomia, os circuitos curtos de comercialização, bem como promover a qualidade do ambiente, de vida, a saúde, a prevenção e o combate à doença e o equilíbrio social, contribuindo para a mitigação dos grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias", declara António Ventura.

 

O Fórum resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e o movimento associativo do sector representado pela Federação Agrícola dos Açores, a Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica e a BioAzórica – Cooperativa de Produtos Biológicos. Mais informações sobre as atividades podem ser consultadas nas redes sociais do forumbioazores, ou em: forumbio@azores.gov.pt ou pelo contacto telefónico 292208800

 

Fonte/GaCS

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados

Powered by WebTV Solutions