O grupo parlamentar do PSD/Açores entregou hoje na Assembleia Legislativa um projeto de resolução para "melhorar" os programas do Governo Estagiar visando “uma melhor transição dos estudantes para o ingresso na vida ativa”.
O deputado do PSD/Açores, Flávio Soares, justificou a iniciativa referindo que os programas Estagiar “necessitam de alterações que corrijam injustiças no seu ingresso e permitam uma mais rápida integração dos estagiários no mercado de trabalho”.
“Os programas Estagiar são importantes no aperfeiçoamento da experiência profissional em contexto real de trabalho, mas têm de efetivamente facilitar a transição dos estudantes para a vida ativa. É fundamental a sua melhor e maior adequação à realidade”, afirmou.
O deputado do PSD/Açores no parlamento frisou que uma das propostas "é de que quem está inserido nos programas Estagiar seja obrigatoriamente abrangido pelo regime geral de Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem, podendo assim iniciar a sua carreira contributiva para efeitos de proteção social”.
Os social-democratas pretendem que “seja aumentada a duração dos estágios realizados em entidades privadas" ao abrigo dos programas Estagiar L e Estagiar T. Isto, "de forma a suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada em diferentes setores de atividade”, da mesma forma que “deve passar a existir apenas um período de candidatura, de 1 de agosto a 28 de fevereiro, e o início dos programas deve ocorrer entre 1 de setembro e 31 de março”, explicou Flávio Soares.
“Deve também ser criado um período experimental de 30 dias nos programas Estagiar L e T, em caso de incumprimento dos projetos de estágio, com a oportunidade de apresentação de novas candidaturas sem quaisquer penalizações. E aumentada a bolsa mensal atribuída aos jovens que os realizem em Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo, de modo a promover a coesão territorial”, referiu o deputado do PSD/Açores.
O parlamentar apontou que a pandemia de covid-19 “agravou, ainda mais, a situação económica e social" da região, tendo em conta "as perdas de rendimentos dos agregados familiares" o que "também afetou muitos jovens, sobretudo os que, terminada a sua formação, buscam o primeiro emprego”.
A proposta do PSD prevê ainda “a reposição do horário semanal de 35 horas no programa Estagiar U, sendo quatro horas diárias preenchidas em contexto laboral e três horas diárias de formação nas áreas do empreendedorismo”. Além disso, o projeto de resolução acrescenta que pretendem fixar “a compensação pecuniária mensal no programa Estagiar U no valor da remuneração mínima garantida em vigor na Região” e que seja possível “que entidades sem fins lucrativos possam candidatar-se à promoção de estágios no âmbito do programa Estagiar U”.
O deputado assinalou ainda que estas melhorias “são uma pretensão do PSD/Açores de vários anos e contaram com a apresentação de propostas por parte da JSD/Açores, após um trabalho de auscultação sobre a operacionalidade dos mesmos programas”.
Fonte/Lusa