Presidente do Governo valoriza “exemplo internacional” da Lotaçor no uso de tecnologia

Publicado por: VITEC3
2022/07/11 16:35:49
Visualizações: 482
Foto/ Gacs
Foto/ Gacs

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve hoje na Lota de Ponta Delgada, onde tomou contacto com as novidades tecnológicas da Lotaçor, nomeadamente o sistema eletrónico de venda de pescado, vincando que a empresa é um “exemplo internacional” nesta área.

 

“A Lotaçor é um ativo do nosso Setor Público Empresarial Regional, da economia azul e da fileira das pescas. Hoje vim, a propósito de um desafio feito na ilha do Faial, para conhecer e valorizar a tecnologia que a Lotaçor hoje aplica, que é uma referência de excelência que nos capacita para ser um exemplo internacional”, vincou o Presidente do Governo.

 

José Manuel Bolieiro falava ladeado pelo Secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João, e pela Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, Catarina Martins.

 

Para o Presidente do Governo, é necessário promover na economia azul um “desenvolvimento sustentável”, assente “não na quantidade, mas na qualidade e na excelência” e no “aumento do valor acrescentando”, o que irá permitir um “rendimento justo” a toda a fileira, sempre com a promoção do “objetivo de preservação e conservação” da biodiversidade.

 

“Temos a certeza de que esse é o rumo e dele não tiraremos qualquer recuo. Antes um avanço concertado com o processo de participação com os ‘stakeholders’, diálogo e ajustadas compensações para mitigar o tempo de transição que isso implica”, considera José Manuel Bolieiro.

 

Antes de falar aos jornalistas, o Presidente do Governo deixou palavras de “estimulo, satisfação e reconhecimento” aos trabalhadores da empresa presentes na apresentação das novidades tecnológicas, asseverando que o “conhecimento informado” dos métodos de trabalho é gerador de “confiança” no “estado da arte”.

 

“A cada efeito há uma causa: não há comprador sem vendedor, nem vendedor sem produto. Nem consumidor sem toda esta precedência”, disse ainda.

 

A Lotaçor é a maior empresa da pesca dos Açores e uma das maiores empresas da economia do mar, estando representada em cerca de 50 freguesias piscatórias, nas 9 ilhas dos Açores.

 

A empresa tem 41 anos de história e uma equipa de 200 trabalhadores, espalhados por diferentes unidades de negócio, tais como: lotas, postos de recolha, entrepostos frigoríficos e portos de pesca, e afetos a diferentes áreas de negócio: primeira venda de pescado, venda de gelo, congelação e armazenagem de congelados e prestação de serviços nos núcleos e portos de pesca.

 

A Lotaçor pertence ao Setor Público Empresarial da Região Autónoma dos Açores e tem por objeto a prestação de serviços de primeira venda de pescado, bem como o apoio ao setor da pesca e respetivos portos nas nove ilhas do arquipélago, sendo duplamente tutelada pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas e pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

 

GACS

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions