Secretaria da Educação promove ações de formação sobre manuais digitais

Publicado por: VITEC
2022/07/18 17:51:58
Visualizações: 112
Foto/ Gacs
Foto/ Gacs

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais vai promover três ações de formação sobre os manuais digitais.

De acordo com a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, os momentos formativos vão “dar informação prática sobre as funcionalidades dos manuais digitais, assim como das plataformas educativas associadas, de acordo com os manuais adotados pelas escolas”.

Já no próximo ano letivo, cerca de cinco mil alunos dos 5.º e 8.º anos da Região terão acesso gratuito a manuais digitais e a equipamentos tecnológicos que permitem a sua utilização.

“Este é um projeto que, ao longo do tempo, e até 2026, irá abranger todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e a todos os alunos do ensino secundário”, referiu a governante.

Segundo a titular da pasta da Educação, o projeto de desmaterialização dos manuais escolares, com a adoção de manuais digitais, “constitui um relevante mecanismo de promoção da igualdade no acesso à informação e ao estudo”, uma vez que “todos os alunos terão acesso a ferramentas disponíveis online, de elevada qualidade, de complemento ao trabalho e ao estudo”.

Os momentos formativos são destinados aos pontos focais designados pelas unidades orgânicas do sistema educativo regional para o desenvolvimento do projeto de desmaterialização dos manuais nas escolas da Região.

Amanhã, 19 de julho, inicia-se a primeira formação, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, para os professores daas escolas das ilhas Terceira, Graciosa e Corvo.

A segunda formação decorre no dia seguinte, 20 de julho, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, para as escolas do Faial, Pico, São Jorge e Flores.

No dia 21 de julho, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, a ação de formação é destinada às escolas de São Miguel e Santa Maria.

As formações são ministradas pela Porto Editora e pela Leya Editora e decorrem entre as 9h00 e as 17h30.

 

GACS

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados

Powered by WebTV Solutions