Comando Operacional dos Açores com novo centro de operações

Publicado por: VITEC
2022/07/20 16:20:12
Visualizações: 475
Foto/ Jornal Açores 9
Foto/ Jornal Açores 9

O Comando Operacional dos Açores (COA) apresentou hoje o novo centro de operações, que vai aumentar a “resiliência” do sistema de resposta a emergências, civis e militares, segundo o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

 

Em declarações aos jornalistas, após a apresentação das novas valências, que decorreu hoje na sede do COA em Ponta Delgada, o almirante Silva Ribeiro destacou que a nova sala de operações vai permitir criar “redundâncias no comando e controlo” das Forças Armadas.

 

Segundo disse, a nova sala vai permitir a ligação entre as “salas de operações do comando conjunto para as operações militares em Lisboa” e as salas nos “Açores e na Madeira, de forma a criar redundância e resiliência aos sistemas”.

 

O CEMGFA acrescentou que o novo centro de operações vai assegurar a “ligação das Forças Armadas com os restantes órgãos da Proteção Civil”, dotando a ilha de São Miguel de uma sala de operações, uma vez que o comando da Proteção Civil está na ilha Terceira.

 

Silva Ribeiro avançou que vai ser implementado um “plano para a instalação progressiva” de satélites na Região Autónoma dos Açores, que vão ser usados em “operações militares” e na “vigilância do espaço marítimo”.

 

Na ocasião, o comandante do COA, Morgado Batista, revelou que o comando vai passar a dispor de dois sistemas aéreos não tripulados (drones), que vão chegar no “segundo semestre do ano”.

 

“Pretendemos colocar ao serviço esta capacidade em missões que não têm de ser exclusivamente militares, explorando aquilo que são as funcionalidades que estes drones trazem”, concluiu o responsável do COA.

 

Lusa

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions