Na Escola Vitorino Nemésio: PROMOVER A INCLUSÃO ATRAVÉS DO DESPORTO | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A primeira edição dos Jogos Desportivos para a inclusão vai decorrer no âmbito do projeto “Papagaios de Papel - Rumo a uma Sociedade para Todos”, dia 3 de dezembro, no Complexo Desportivo da Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN), concelho da Praia ...

papagaio, papel, desporto, inclusão, escola, vitorino, nemesio

Na Escola Vitorino Nemésio: PROMOVER A INCLUSÃO ATRAVÉS DO DESPORTO

Publicado por: Vitec
2014/11/30 22:16:14

A primeira edição dos Jogos Desportivos para a inclusão vai decorrer no âmbito do projeto “Papagaios de Papel - Rumo a uma Sociedade para Todos”, dia 3 de dezembro, no Complexo Desportivo da Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN), concelho da Praia da Vitória.

Trata-se de uma organização das turmas de Técnico/a de Ação Educativa, de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade.

Neste encontro está prevista a participação de várias turmas da ESVN, da Associação Cristã da Mocidade (ACM), Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes da Praia da Vitória (APACDPV), Casa de Saúde do Espírito Santo, Casa de Saúde de São Rafael, do Clube Desportivo Escolar "Os Vitorinos", de alunos de uma Turma Ocupacional da EBI de Angra do Heroísmo e do Grupo de Atletismo Adaptado da ACM.

Segundo a organização dos Jogos Desportivos para a inclusão, o objetivo desta iniciativa passa por “promover a igualdade de direitos e de oportunidades no contexto da diferença; favorecer a inclusão social da pessoa com deficiência, no sentido da construção de uma "sociedade para todos" e promover o bem-estar físico e mental da pessoa com deficiência, a partir da prática do exercício físico e de modalidades desportivas adaptadas”.

Por outro lado, a organização pretende ainda “encorajar formas de cidadania comprometidas com a integração de pessoas com deficiência, a partir da promoção de experiências construtivas de relacionamento interpessoal; reforçar a dinâmica inclusiva da Escola e promover, junto dos alunos implicados na organização, o desenvolvimento de competências técnicas”.

O evento decorrerá entre as 9h00 e as 12h30.

 

MODALIDADES

 

Em termos de modalidades, está prevista a dinamização de Boccia, de Voleibol Sentado, de Basquetebol em Cadeira de Rodas, de Ténis de Mesa Adaptado, de Atletismo (atividade adaptada e competição adaptada), de Futebol de 5 e de Goalball, para além de ginástica adaptada e de exercícios em ambiente aquático.

“Espera-se que seja uma verdadeira Festa do Desporto e da Inclusão”, remata a organização dos Jogos Desportivos para a inclusão.

 

 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions