Situação na Base das Lajes | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Comissão Política Concelhia da Praia da Vitória vem, por este meio, manifestar o seu desagrado pela decisão unilateral tomada pelos EUA sobre a Base das Lajes e a sua preocupação e solidariedade para com as famílias de todos os trabalhadores atingido...

situação, base, lajes, comissão, política, concelhia, praia, vitória, açores

Situação na Base das Lajes

Publicado por: Vitec
2015/01/10 18:54:12
A Comissão Política Concelhia da Praia da Vitória vem, por este meio, manifestar o seu desagrado pela decisão unilateral tomada pelos EUA sobre a Base das Lajes e a sua preocupação e solidariedade para com as famílias de todos os trabalhadores atingidos.
 
A redução drástica do efetivo militar e civil na Base das Lajes, com a consequente diminuição de trabalhadores, terá um impacto económico e social brutal para a ilha Terceira de um modo geral e para o concelho da Praia da Vitória em particular dado que corresponde a 12% do PIB da ilha e a 30% do PIB do concelho.
 
Para o PSD da Praia da Vitória, a questão deve ser analisada não apenas do ponto de vista do interesse e salvaguarda dos trabalhadores, cuja redução será feita gradualmente ao longo deste ano e que, nas palavras do representante dos EUA, receberão generosas indeminizações, mas também de todos aqueles que direta ou indiretamente dependiam da permanência dos militares norte americanos nesta base.
 
 
Considerando a redução de 650 para 165 norte americanos e a diminuição do contingente de trabalhadores de 900 para 400 um rude golpe para a nossa economia com repercussões a todos os níveis, a Praia da Vitória dispensa a generosidade norte americana, o que não dispensa é que lhe sejam dadas contrapartidas no sentido de alavancar a sua economia e permitir a integração dos trabalhadores dispensados, evitando o recurso à emigração e o consequente empobrecimento, envelhecimento e despovoamento do concelho.
 
A Comissão Política Concelhia da Praia da Vitória, através dos seus vereadores na Câmara Municipal da Praia da Vitoria, manifesta vontade de cooperar institucionalmente neste momento difícil para o concelho.
 
 
A Comissão Política Concelhia da Praia da Vitória entende ser o momento de todas as forças políticas se unirem em torno desta situação e de todos os órgãos de poder, local, regional e central, se articularem no sentido de continuar a pressionar o governo americano para uma definição daqueles que são os seus reais interesses nesta base e qual a sua importância geoestratégica para os EUA, por forma a tentar reverter a decisão agora apresentada.

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions