Myrica Faya no TOP 10 de 2014 | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O trabalho discográfico “Vir’ó Balho”, dos terceirenses Myrica Faya, consta na lista dos dez melhores discos de 2014 da área da música tradicional/folk, criada por músicos portugueses ou residentes em Portugal. A lista foi divulgada pelo prestigiado po...

myrica, faya, música, top, 2014, ilha, terceira, crónicas, terra

Myrica Faya no TOP 10 de 2014

Publicado por: Vitec
2015/01/22 19:25:18

O trabalho discográfico “Vir’ó Balho”, dos terceirenses Myrica Faya, consta na lista dos dez melhores discos de 2014 da área da música tradicional/folk, criada por músicos portugueses ou residentes em Portugal. A lista foi divulgada pelo prestigiado portal “Crónicas da Terra”, referência nacional dentro deste género musical.

O trabalho que foi lançado em Maio do ano passado conta com temas do cancioneiro tradicional dos Açores, aos quais foram adicionadas novas sonoridades. No referido portal é apresentada a seguinte nota: “Da Ilha Terceira chegam-nos os Myrica Faya que exibem uma nova leitura de alguns clássicos da música tradicional açoriana que temos conhecido ao longo dos anos pelas vozes, instrumentos e tecnologia de gente ilustre como Belaurora, Carlos e Zeca Medeiros, O Experimentar Na M’incomoda e Helena Oliveira, entre outros, como “A Charamba”, Os Bravos”, “A Lira”, “San Macaio”, “O Caracol” e o Balho da Povoação”. Em “Vir’o Balho” há blues fumegantes e vulcânicos tocados com viola da terra, uma charamba que recebe pujante secção de metais, um balho-rock contaminado pela distorção de uma guitarra eléctrica… uma visão fresca e descontraída da belíssima música açoriana. Os Myrica Faya são Bruno Bettencourt (Viola da Terra), Cláudio Oliveira (Baixo), Emílio Leal (Piano, Voz), Pedro Machado (Guitarra, Voz), Ricardo Mourão (Guitarra, Voz).”

A lista é então composta da seguinte forma: Noa Noa – “Língua, Vol. 1″, Ronda dos Quatro Caminhos – “Tierra Alantre”, A Presença das Formigas – “Pé de Vento”, Melech Mechaya – “Gente Estranha”, Macadame – “Pão Quente e Bacalhau Cru”, Celina da Piedade – “O Cante das Ervas”, Marafona – “Tia Miséria”, Uma Coisa em Forma de Assim – “Uma Coisa em Forma de Assim”, Karrossel – “Karrossel” e Myrica Faya – “Vir’ó Balho”.

 

Perfil

Os Myrica Faya são um grupo musical da ilha Terceira formado por 5 elementos, nomeadamente, Bruno Bettencourt (viola-da-terra e voz), Cláudio Oliveira (contrabaixo, acordeão e voz), Emílio Leal (piano, bouzouki, cavaquinho brasileiro e voz), Pedro Machado (guitarra, flauta e voz) e Ricardo Mourão (guitarra, percussões e voz).A sua apresentação pública ocorreu no dia 11 de Maio de 2013, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Muitas foram as solicitações para que os Myrica Faya actuassem, tendo sido somadas 36 actuações nos mais diversos eventos, desde festas tradicionais a congressos internacionais, durante o seu primeiro ano.

No dia 3 de Maio de 2014, no Auditório do Ramo Grande, ocorreu o espectáculo de lançamento do seu primeiro CD. O trabalho “Vir’ó Balho” conta com 12 temas tradicionais (re)arranjados. O espectáculo contou com os mais diversos convidados, destacando-se Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Tertúlia Viola (Beja) e Luís Gil Bettencourt.

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions