"Marca Açores” ao serviço das empresas para valorizar produtos e serviços da Região, afirma Vasco Cordeiro | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O presidente do Governo afirmou que a Marca Açores, hoje apresentada publicamente, constitui uma oportunidade que é colocada ao serviço das empresas açorianas para o aumento da competitividade e da valorização dos produtos e serviços da Região.

o, presidente, do, governo, afirmou, que, a, marca, açores, hoje, apresentada, publicamente, constitui, uma, oportunidade, que, é, colocada, ao, serviço, das, empresas, açorianas, para, o, aumento, da, competitividade, e, da, valorização, dos, produtos, e, serviços, da, região

"Marca Açores” ao serviço das empresas para valorizar produtos e serviços da Região, afirma Vasco Cordeiro

Publicado por: Vitec
2015/01/30 19:28:14

O presidente do Governo afirmou que a 'Marca Açores', hoje apresentada publicamente, constitui uma oportunidade que é colocada ao serviço das empresas açorianas para o aumento da competitividade e da valorização dos produtos e serviços da Região.

 

“Esta é uma oportunidade para as empresas que é colocada ao serviço da economia e dos seus mais variados intervenientes, e que constitui uma importante alavanca de diferenciação, de valorização e do aumento da competitividade dos produtos e dos serviços produzidos nos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na apresentação da 'Marca Açores', que tem como slogan 'Certificado pela Natureza'.

 

Na cerimónia que decorreu no Algar do Carvão, Monumento Natural Regional na ilha Terceira, o presidente do Governo salientou que esta marca representa o cumprimento de mais um compromisso da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial e constitui, ainda, uma exigência, tanto para as entidades públicas como para os agentes económicos privados.

 

“A 'Marca Açores' será tanto mais valiosa quanto mais exigentes formos no cumprimento da mensagem, da ideia e da garantia que ela dá. Essa é uma exigência de que ninguém - sejam entidades públicas ou privadas - se deve julgar isento”, frisou.

 

Na sua intervenção, o presidente do Governo anunciou que, no Conselho do Governo que vai reunir na próxima semana, serão aprovadas as condições de acesso à 'Marca Açores', o que permitirá entrar numa nova fase prática em “essa marca será aquilo que nós quisermos e fizermos que ela seja”.

 

“É a consciência do trabalho que ainda temos a fazer neste domínio que levou o Governo dos Açores a dar orientações para que a participação dos Açores na próxima Bolsa de Turismo de Lisboa constitua o primeiro grande momento de visibilidade e de promoção da 'Marca Açores'”, destacou Vasco Cordeiro.

 

Nesse sentido, salientou que a criação da 'Marca Açores' permite dar particular visibilidade a um conjunto de características que diferenciam positivamente os Açores e que, quando incorporadas em produtos e serviços da economia, devem ser valorizadoras dos mesmos.

 

“Num mundo cada vez mais globalizado e padronizado, a nossa opção estratégica é de valorizar e de tornar notório aquilo que em nós é distintivo, especial e único”, alicerçado em fatores de natureza ambiental e de sustentabilidade, afirmou Vasco Cordeiro.

 

A 'Marca Açores', destinada a empresas privadas, cooperativas e associações sem fins lucrativos, bem como ao Governo dos Açores e ao setor público empresarial regional, assume-se, pois, como uma marca territorial de referência, que identifica a oferta dos Açores e a singularidade dos seus recursos endógenos, originários de uma Região de elevada sustentabilidade ambiental.

 

A marca, utilizada também sob a forma de um selo por múltiplos produtos das empresas regionais, vai permitir que os consumidores finais e as entidades que adquiram bens intermédios, reconheçam a origem dos produtos, realizem uma escolha informada e valorizem a oferta regional.

Desta forma, é colocada ao dispor das empresas a utilização da 'Marca Açores' nos rótulos, embalagens e em todo o material promocional dos produtos e serviços aderentes e de outros materiais logísticos e de comunicação, possibilitando a qualificação e valorização da produção de bens e serviços regionais de forma diferenciada.

Uma componente fundamental deste projeto assenta na possibilidade dos empresários açorianos obterem majorações de apoio, no âmbito dos sistemas de incentivos para a competitividade empresarial, o Competir+.

Outro benefício é a adesão a campanhas de comunicação e marketing da iniciativa 'Marca Açores', promovidas pela entidade coordenadora, por departamentos do Governo dos Açores e entidades parceiras, com o inegável contributo para o aumento da visibilidade dos produtos e serviços aderentes e para o aumento da confiança por parte do público consumidor, no sentido de reconhecer a qualidade regional intrínseca.

A 'Marca Açores' permite, por outro lado, o apoio na promoção de iniciativas empresariais de abertura à internacionalização.

Imagens de notícias

Partilhar

Powered by WebTV Solutions