Em Angra: São Carlos passa a curato este fim-de-semana | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Missa de Coroação realiza-se hoje na igreja de São Carlos, às 11h00, no âmbito dos 200 anos do Império do Divino Espírito Santo de São Carlos.

sao, carlos, curato, festas, império, espírito, santo, angra

Em Angra: São Carlos passa a curato este fim-de-semana

Publicado por: Vitec
2014/09/28 00:56:31

O lugar de São Carlos, em Angra do Heroísmo, passa a ser um Curato independente, a partir deste fim-de-semana, com autonomia administrativa e eclesiástica por decreto episcopal, assinado pelo Bispo de Angra.

Este lugar de culto, Integrado na paróquia de São Pedro, passa agora a ter personalidade jurídica, um vigário paroquial, Pe. Adriano Borges, que representa o Curato em todos os assuntos jurídicos, podendo “organizar e celebrar casamentos dos fiéis que residam na área geográfica do Curato”, como sublinha o decreto episcopal.

O Curato passará a dispor, para o efeito, de cartório e arquivo próprios bem como dos livros necessários para o registo de baptismos, crismas, casamentos e óbitos.

Também deverá manter o Conselho Pastoral do Curato de São Carlos, que já funcionava na prática, bem como o Conselho para os Assuntos Económicos, que “funcionará segundo as normas previstas nas leis eclesiásticas universais e diocesanas”.

Em termos geográficos o novo Curato tem a oriente como limite o lugar da Silveira, prolongando-se para norte até à primeira rotunda da via circular de Angra; aí, inflete para ocidente na via que vai ter à rotunda junto à Escola Padre Tomás de Borba. A norte, confronta com os limites da Freguesia da Terra Chã, incluindo a Canada dos Folhadais. A Ocidente, confronta com os limites da Paróquia de São Mateus, junto ao cruzamento da Canada de Belém com a Canada da Luz, infletindo para sul até ao mar pelo tardoz das propriedades da referida Canada da Luz. Finalmente, a sul tem o seu limite junto ao mar; do lado ocidental, com a referida Paróquia de São Mateus, e a oriente novamente no lugar da Silveira, tendo como limite o Caminho de acesso ao porto da Silveira.

O decreto episcopal, assinado por D. António de Sousa Braga, aconselha ainda “um mútuo entendimento” entre o novo Curato e a Paróquia de São Pedro “em todas as matérias de ordem pastoral, patrimonial e de limites da área geográfica, bem como a boa colaboração do Cura Vigário Paroquial com o seu Pároco”.

Esta decisão do prelado diocesano responde a um pedido formal feito a 4 de novembro do ano passado, pelo próprio Pe. Adriano Borges, por insistência dos habitantes deste lugar, solicitando a passagem de lugar de culto da paróquia de São Pedro de Angra a Curato.

Um pedido que foi apreciado favoravelmente na última reunião do Conselho Presbiteral e que agora se materializa, justamente no dia em que se festejam os 200 anos do Império do Divino Espírito Santo de São Carlos.

 A festa, com a Missa de Coroação realiza-se hoje na igreja de São Carlos, às 11h00, e será presidida pelo Vigário geral, Pe. Hélder Fonseca Mendes. Este Curato possui, ainda uma Ermida, contígua ao passal paroquial, cuja reconstrução terminou há 20 anos e onde se celebra a eucaristia, todos os sábados.

No Curato de São Carlos residem 1633 pessoas, distribuídas por 672 habitações. Para além da Escola Padre Tomás de Borba, funcionam também neste lugar diversas valências da Santa Casa da Misericórdia de Angra, nomeadamente a Escola Profissional do concelho de Angra.

 

Texto/ Diocese de Angra/ Azorestv

Foto/ Sónia Bettencourt (arquivo)  

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions