TAUROMAQUIA PODE LIGAR TURISMO E CULTURA NOS AÇORES | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

TAUROMAQUIA PODE LIGAR TURISMO E CULTURA NOS AÇORES

tauromaquia, pode, ligar, turismo, e, cultura, nos, açores

TAUROMAQUIA PODE LIGAR TURISMO E CULTURA NOS AÇORES

Publicado por: VITEC
2014/01/24 19:45:39

 

Defende Arlindo Teles no III Fórum da Cultura Taurina

 

TAUROMAQUIA PODE LIGAR

TURISMO E CULTURA NOS AÇORES

 

Texto e Foto/ Sónia Bettencourt

                                       

Um projeto sólido, com perspetiva, que liga a cultura ao turismo dentro dos moldes do Governo Regional dos Açores. A afirmação é do presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT) e foi proferida no discurso da sessão de abertura do III Fórum Mundial de Cultura Taurina.

Arlindo Teles considera haver na tauromaquia “um enorme potencial que devemos explorar ao máximo, aproveitando as várias sinergias geradas por este projeto. E, por outro lado, muito mais do que a reivindicação da nossa cultura, é uma afirmação categórica e orgulhosa da nossa identidade ”, recordando a propósito a mensagem transmitida há cinco anos na primeira edição do mesmo fórum. “É uma nova ambição. E é algo que mantemos e renovamos sucessivamente”, sublinha.

O III Fórum Mundial de Cultura Taurina, que arrancou hoje no auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, tem como tema central “Os Valores da Tauromaquia” nas vertentes Ecológica, Cultural, Económica e Social.

“Os valores são a sua essência, a sua matriz identitária e que consubstanciam a idiossincrasia de milhões de aficionados e entusiastas de todo o mundo”, responde o presidente da TTT à questão sobre a escolha do tema desse encontro que reúne cerca de 250 especialistas dos quatro cantos do mundo até ao próximo domingo, dia 26 de janeiro, desta feita na cidade de Angra do Heroísmo.

Já sobre os movimentos anti-touradas, que vão se manifestando sobretudo nas redes sociais e através de petições lançadas na internet em oposição à festa brava, Arlindo Teles diz-se perplexo com atitudes que considera estarem assentes em “radicalismo alucinante”.

“Vivemos numa sociedade que tem sido trabalhada há muito tempo de uma forma gradual e sistemática para a hipersensibilidade em relação aos direitos dos animais, sendo certo que é uma noção desprovida de sentido de razoabilidade. O que deve existir sim são obrigações de Homem para com todos os outros seres vivos deste universo, essencialmente assentes numa óptica moral. Porque do ponto de vista jurídico, é algo que resulta utópico e impraticável”, argumenta.

O programa da terceira edição do Fórum Mundial da Cultura Taurina, que coloca a ilha Terceira e os Açores no centro das atenções, tem como figuras de proa o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares e o filósofo Francis Wolff, sábado e domingo, respetivamente.

Para além de Portugal, o evento é marcado pela presença de países como México, Equador, França, Colombia e Espanha, os quais poderão assistir às conferências e outros trabalhos através de transmissão online, em direto, na Azorestv.com.

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions