No combate ao desemprego: Sérgio Ávila convida os autarcas das freguesias a cooperar com o Governo Regional | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O vice-presidente do Governo dos Açores elogiou a qualidade dos autarcas açorianos, atribuindo-lhes “parte substancial” do desenvolvimento das suas localidades e da Região e afirmou contar com cada Junta de Freguesia e, particularmente, com a delegação...

anafre, freguesias, açores, governo, encontro, horta

No combate ao desemprego: Sérgio Ávila convida os autarcas das freguesias a cooperar com o Governo Regional

Publicado por: Vitec
2014/10/18 16:08:11

O vice-presidente do Governo dos Açores elogiou a qualidade dos autarcas açorianos, atribuindo-lhes “parte substancial” do desenvolvimento das suas localidades e da Região e afirmou contar com cada Junta de Freguesia e, particularmente, com a delegação da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) para, em conjunto, combater o desemprego.

Sérgio Ávila, que falava sexta-feira, na Horta, na sessão de abertura do II Encontro Regional de Freguesias, acrescentou que o Governo Regional pretende estabelecer, “até ao final do primeiro trimestre do próximo ano", um protocolo de colaboração que visa criar condições operacionais em cada freguesia para desenvolver a "valorização dos recursos endógenos”.

Na sua intervenção, salientou que o objetivo imediato é ter “uma estratégia consistente, localizada, para a criação de emprego sustentável assente na valorização dos recursos endógenos”, frisando que a criação de riqueza “não estará, com certeza, na valorização daquilo que vem de fora”.

O vice-presidente do Governo reiterou a convicção de que “cada freguesia tem condições específicas” que poderão ser aproveitadas, em conjunto e com o apoio do executivo.

 Sérgio Ávila anunciou, a propósito, que “só no âmbito do programa PROSA, será autorizada este mês a colocação de mais 322 pessoas que estavam em situação de desemprego e que, particularmente nas juntas de freguesia, nas autarquias ou nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, irão desenvolver uma atividade profissional efetiva, durante um período de tempo bastante significativo, que é, sem dúvida, uma requalificação para poderem entrar no mercado de trabalho”.

O governante deixou também um desafio à delegação regional da ANAFRE no sentido de, aproveitando os “fluxos financeiros do próximo Quadro Comunitário de Apoio” e, particularmente, a “estratégia de desenvolvimento e de criação de emprego sustentável” que lhe está associada, estabelecer “um novo quadro de colaboração entre as juntas de freguesia dos Açores e o Governo Regional”.

O intuito é o de “orientar essa colaboração para as preocupações de criação de riqueza, emprego e desenvolvimento sustentado da Região, valorizando a nossa capacidade de produção com base nos nossos recursos e na produção de bens transacionáveis”.

O vice-presidente do Governo manifestou-se certo de que os autarcas, “que venceram, no passado, os desafios que lhes foram colocados”, vencerão igualmente os que agora se lhes apresentam, “com resultados a bem da população que tão bem servem”.

 

Foto/ Gacs

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions