Na ilha Terceira: Filme "A Viagem Autonómica" exibido no Circuito de Cinema Escolar | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O filme A Viagem Autonómica vai estar em exibição, entre 23 e 28 de outubro, nas escolas básicas integradas e secundárias da ilha Terceira, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo dos Açores.

o, filme, a, viagem, autonómica, vai, estar, em, exibição, entre, 23, e, 28, de, outubro, nas, escolas, básicas, integradas, e, secundárias, da, ilha, terceira, numa, iniciativa, que, conta, com, o, apoio, do, governo, dos, açores

Na ilha Terceira: Filme "A Viagem Autonómica" exibido no Circuito de Cinema Escolar

Publicado por: Vitec
2014/10/20 13:03:56

O filme "A Viagem Autonómica" vai estar em exibição, entre 23 e 28 de outubro, nas escolas básicas integradas e secundárias da ilha Terceira, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo dos Açores.

Estas exibições integram-se no Circuito de Cinema Escolar – Açores 2014, um projeto que teve início em meados de setembro e abrange as 40 unidades orgânicas do sistema educativo regional.

Para além do caráter pedagógico, neste circuito, que se prolonga até 13 de novembro, procura-se divulgar junto de um público mais jovem a História da Autonomia dos Açores.

Na ilha Terceira, "A Viagem Autonómica" será exibida quinta-feira, 23 de outubro, nas escolas secundárias Jerónimo Emiliano de Andrade, pelas 10h15, e Tomás de Borba, pelas 14h00.

No dia seguinte, o filme será apresentado nas escolas básicas e integradas de Angra do Heroísmo, pelas 10h15, e Francisco Ferreira Drummond, pelas 14h00.

No dia 27 de outubro, este filme da produtora açoriana Ventoencanado será exibido na Escola Secundária Vitorino Nemésio, pelas 10h15, e na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória, às 14h00.

No dia seguinte, pelas 10h15, será projetado na Escola Básica e Integrada dos Biscoitos.

 

O FILME

O filme "A Viagem Autonómica" retrata as aventuras de um jovem açoriano, Gonçalo Cabral, interpretado pelo ator Frederico Amaral, que escolhe a Autonomia dos Açores como tema para a peça final do curso de teatro.

Neste contexto, o jovem parte numa viagem à procura das figuras, dos documentos e das instituições que definiram os momentos fundamentais da construção do regime autonómico nos Açores.

De mochila às costas e acompanhado pela sua velha "Vespa", percorre as nove ilhas do arquipélago, consultando arquivos, protagonistas e especialistas.

"A Viagem Autonómica" constrói um retrato do que foi e do que é hoje viver nos Açores, sendo um roteiro geográfico e sentimental de um jovem à procura da história da sua terra, da identidade coletiva e da definição de Açorianidade.

 

PERCORRER AS ESCOLAS

Desde 15 de setembro e até 25 de novembro, o produtor e realizador do filme, Filipe Tavares, está a percorrer as escolas da região, apresentando o filme e realizando um debate em torno de questões sobre a história da Autonomia.

As escolas que acolhem o Circuito de Cinema Escolar – Acores 2014 recebem como oferta um conjunto (DVD/Livro) "A Viagem Autonómica", para que a História da Autonomia dos Açores por ser partilhada e vista por todos os alunos.

Paralelamente, decorre um passatempo aberto a todos os alunos nas páginas do projeto, nos endereços eletrónicoswww.facebook.com/autonomiafilme e www.facebook.com/cinemaarlivreacores.

Imagens de notícias

Partilhar

Powered by WebTV Solutions